quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Ajude a escolher o logotipo do PPGS




O PPGS da UFPE está mudando de cara. O designer Evaldo Altino desenvolveu dois estudos para o novo logotipo do Programa: o primeiro, mais clean, combinando com a capa da nossa revista (que também sofrerá alterações, mas manterá sua identidade "mondriânica"); outro, mais arrojado e, talvez, divertido. Gostaríamos de ouvir a opinião das/os fiéis leitoras/es desse Cazzo. Críticas e sugestões são muito bem-vindas.

Cynthia

25 comentários:

Anônimo disse...

Arrojado e criativo, 1 voto.

Anônimo disse...

Oi, Diego,

mas para qual deles: o primeiro, que aparece em 3 cores diferentes, ou segundo, que está em vermelho e preto?

Sergio disse...

Mais um voto ao arrojado e criativo. São dois adjetivos que correspondem ao programa, portanto nada mais justo do que transmitir essa mensagem na logomarca.

A propósito, sugiro que incluam uma enquete na coluna da direita.

Abraços!

Sergio disse...

Ah, me referi ao vermelho e preto do fim do post.

asadebaratatorta disse...

O do fim do post. com tipo pessoinhas agarradas. Esteticamente agradável. Só pensei numa cor de fundo diferente do branco. quem sabe um azul bem clarinho. ou ficaria mto USA?

Anônimo disse...

Oi, Sérgio,

Uau! Que inflada no nosso ego coletivo! Arrojados e criativos! Bondade sua. E obrigada pelo seu voto. Vou pedir a Jonatas que crie uma enquete à direita.

Raphael,

eu também gostei mais das pessoinhas, que tendo a ver como menininhas vermelhas. Também tem algo que me lembra as ondas do mar. Mas creio que o fundo vai depender do papel que estivermos usando, não?

Anônimo disse...

O segundo é mais interessante.
Definitivamente.

Anônimo disse...

eu também voto pelo segundo!

mester disse...

jah eu gosto mais do primeiro, mas teria q escolher uma cor apenas não?E ai eu voto pelo laranja. No segundo ate gostei, mas n entendi o sentido do desenho vermelho e ele me lembrou aquelas cirandas de mãos dadas, tipo a logo da prefeitura do recife... além do mais o lotipo: desenho + a fonte usada me parece tão anos 70/80e os quadrinhos é tão mais contemporâneo, nas fontes utilizadas, no formato, nas cores(de preenchimento e das fontes), no modo de comunicar! enfim muito mais séc XXI!
é só isso!!
bjus
Ester

PS: ah, e se formos pensar em idéia q transmite: os quadrinhos sugerem que estamso perfeitamente sintonizados com o mundo que nos propomos a estudar e o outro me parece as logos feitas em papel timbrado, daqueles que vinham em blocos gigantes e iam utilizando datilografando na máquina! blarg, ai que medo!!hehehe

Anônimo disse...

Esse blog tem um eco? Zé da Goma.

Le Cazzo disse...

Eita, Ester, eu não sei como é que se apaga isso, não. Pede ao teu orientador que ele é mais sabido do que eu nesse negócio de blog.

Cynthia

Anônimo disse...

Tb gosto mais do segundo, o da cirandinha.
Eduarda

Dirceutavares disse...

Cynthia
Como sou muito preconceituoso pensei que sociólogo quereriam ser vistos como rigorosamente metodológico e a primeira marca (a la Mondrian)agradaria mais.

Mas, me enganei, nos comentários percebe-se os PPGSianos querem ser vistos como arrojados, criativos e que correm risco para interpretar o mundo. Neste sentido a segunda marca (dos três indivíduos juntos) é a mais indicada.

Sugeriria pedir ao designer que faça vários estudos deste segundo partido. Para expressar mais ousadia nesta marca.

Eu pessoalmente gosto de marcas mais orgânicas, feitas a lápis grosso, a pincel, ou fotografadas de desenhos em muro.

Em arqueologia temos um monte de grafismos muito interessantes, pois podem representar uma epistemológica global, ou cosmologia.

Sugeriria estudar em alinhar tres calangros, ou hominídios lado a lado com o logo do PPGS. Caso o designer nao se sinta cômodo com desenhos nao geométricos, as formas rupestres podem ser traduzidas ao grafismo do computador.

Nao pensem que confundo sociólogo com antropólogo e antropólogo com arqueólogo. É que esses desenhos sao muito bonitos, modernos, simples, expressivos,históricos, nordestinos, brasileiros e universais.

Creio que o PPGS busca um marca local-universal. Creio que empregar desenho rupestre deve ser mais do que uma referência fácil, desde que bem estudada.

Particularmente adoro o desenho do cacique com ereção. Parece-me lindo o cara ao lado de uma árvore, com os braços para o alto, no mesmo ângulo dos galhos e vivenciando no seu corpo a vibração da florada da terra.

Creio que seria ousado e nao abusivo-apelativo o PPGS se representar por um signo local da fecundação, que creio ser o sentido das sementes biológicas e as sementes do saber. Semioses. Reproduções. Homem + representação + natureza.

Observo em fim que os PPGSianos querem ser vistos distantes de referências positivistas e cartesianas e sim inquiridoras, com estranhamento, e impactantes. Mais pra Duchamp e menso pra Mondrian. O designer entao deve procurar referências arrojadas.

Sorte e curiosos com o resultado da representação tribal de vcs.

Anônimo disse...

Três calangos, Dirceu? Que tal três camelos? Ou três jumentos? Sei não... Mas eu concordo com vc que poderíamos pedir para Evaldo explorar um pouco mais a segunda imagem - embora diversas pessoas tenham me dito nos corredores que preferem a primeira. Eu não acho que ele tenha problemas com desenhos não geométricos, já que é um excelente desenhista. Vou pedir para ele dar uma olhada nas sugestões que estão sendo postadas por aqui e ver o que pode fazer.

Bjs

Anônimo disse...

Está quase. Acho que é preciso repensar as propostas.

Anônimo disse...

Cynthia,
Sinceramente eu não gostei de nenhum. Acho que algo mais sóbrio ficaria melhor. As cores estão muito berrantes.

asadebaratatorta disse...

Totalmente o segundo. só faltou o "ufpe" em algum lugar, não?

Anônimo disse...

Estamos fazendo algumas alterações nos dois modelos e vamos ver no que dá.

Lena disse...

Apagaram meu voto nulo junto com os 3 votos repetidos ali em cima! Deusdocéu, é o fim dos tempos!

Eu digo de novo: essas "menininhas de vestidinhos" de Cynthia mais parecem três peixinhos e, por alguma razão que desconheço, lembram antropologia.

daí anulo o voto pra ver se aparece um novo desenho na segunda opção : )

Luciana disse...

Tudo muito geométrico...
metodologia e teoria nem sempre sao assim.

Mas voto na ultima opçao, é mais arrojada.

Anônimo disse...

peixinhos, peixinhos...

Anônimo disse...

As propostas merecem ser muito bem repensadas. Não achei nada arrojado e sim confuso. Desculpem, mas eu ando reclamando de tudo mesmo. É sempre o mais do mesmo.

Anônimo disse...

huuummm... eu acho que gostei mais do 2o. o 1o parece etiqueta com nome de aluno em escola primária...
mas tbm achei as cores do 2o meio macarrão sem molho... podia colocar um amarelo fluorescente meio ralo por baixo... e concordo com alguém aí de cima, num tem que colocar "ufpe" em algum lugar?

Anônimo disse...

A logomarca do topo, de preferência o amarelo.

Bruno de Souza.

Ah... Cynthia, escreve algo sobre as questões de sociologia na prova de vestibular na UPE.

Anônimo disse...

Oi, Bruno,

Que questões da prova do vestibular? Nem vi... só a questão que vc me mandou. De qualquer forma, agora vai ser difícil. Virei burrocrata. Minha próxima tarefa é terminar um artigo com Jonatas. Em janeiro. Depois disso, podemos até conversar.