segunda-feira, 25 de maio de 2009

Os Arquivos Erving Goffman ou a Arte de Tornar-se um Pé-no-Saco


Os Arquivos Eving Goffman (Erving Goffman Archives) consistem numa coleção de estudos críticos e materiais biográficos sobre Erving Goffman (1922-1982) e sua era. Esse projeto funciona como um site de referência para aqueles interessados na perspectiva dramatúrgica na sociologia e em métodos biográficos de pesquisa. O site está dividido em diversas seções sobrepostas: "documentos e papers", "publicações de Goffman", "Goffman na mídia", "materiais biográficos", "ensaios críticos" e "comentários e diálogos".

Fundado pelo sociólogo russo radicado nos EUA Dmitri Shalin, o projeto tem por base aquilo que Shalin denomina de Hermenêutica Biocrítica, ou "um desdobramento da sociologia pragmatista que enfoca as formas sociais corporificadas e os fundamentos biográficos da pesquisa sociológica". Ao contrário da biografia tradicional, a hermenêutica biocrítica "examina o enquadramento do self como um processo somático-afetivo-discursivo marcado pela indeterminação e pela criatividade".

Partindo desta perspectiva teórico-metodológica, Shalin analisa a relação entre a teoria e a biografia de Goffman, sugerindo que este último era um "estudioso da civilidade cujos padrões ele desrespeitava, que seu comportamento era por vezes intencionalmente degradante, que sua deferência era voluntariamente deferida e que sua incivilidade era duramente óbvia para aqueles que estavam presentes". E conclui, afirmando que as infrações de Goffman em relação à ordem da interação eram "estratégicas, sistemáticas, teoricamente significativas e valiam a pena serem estudadas de perto por sociólogos interacionistas".

Quem quiser saber mais, pode ler seu artigo "Goffman e a ordem da interação: um estudo em hermenêutica biocrítica". E para deixar todo mundo com água na boca, traduzo abaixo a citação que abre o artigo de Shalin:

Nessas questões, os hippies americanos e, mais tarde, os "Sete de Chicago", eram amadores interessantes; os grandes terroristas das formas de contato eram os Quakers da Inglaterra de meados do século XVII... aquele sólido bando de meros falantes deve sempre figurar diante de nós como um exemplo do maravilhoso poder destrutivo da impolidez sistemática, lembrando-nos mais uma vez as vulnerabilidades da ordem da interação. Não há dúvidas: os discípulos de Fox elevaram a uma altura monumental a arte de se tornar um pé-no-saco. (Erving
Goffman).
Cynthia Hamlin

6 comentários:

asadebaratatorta disse...

Uau =)
depois de meses chafurdando artigos sobre Goffman *-*

Até o meio do ano devo escrever sobre ele e a sociologia do cotidiano.
Minha monografia vai ser uma análise goffmaniana da recepção, atendimento e encaminhamento de um PSF e a recepção e atendimento em uma policlínica.

O artigo do Shalin não constava na minha lista =P

Só não vi nessa o artigo que saiu no Journal of Classical Sociology: "If goffman has read Levinas"
O cara tenta fazer uma leitura crítica incorporandoas noções de alteridade de Levinas no self goffmaniano. =P

Enfim, valeu ^^

ol

Cynthia disse...

Oi, Raphael,

Você chegou a ver a quantidade de artigos de e sobre Goffman na parte de baixo da página do site? Tem coisa pra burro!

Lena disse...

Goffman? Sim, muito legal, mas ótimo mesmo é esse gatinho rebolante dançando The Cure aí do lado ^.^

asadebaratatorta disse...

Se vi, Cynthia! mta coisa mesmo. Pensei até que tinha os livros digitalizados... hahaha +p. Aí é querer demais.
Mas, Lena, pra um blog acadêmico sério, goffmaniano é mesmo esse gatinho créu velocidade 5. =P

Cynthia disse...

Blog acadêmico sério? Onde? Falando sério agora, acho que está mesmo sério demais. Precisamos voltar a escrever para a graduação.

Mas, por mim, os gordinhos sexy, os gatinhos rebolantes e os espíritos de porco que perseguem Artur ficam.

Anônimo disse...

Qual é a relação entre ser sério e escrever para a graduação? Não entendi...