quarta-feira, 21 de abril de 2010

O Politicamente Correto e o Comunismo

Cynthia Hamlin

Que existe uma relação entre o politicamente correto (PC) e um certo tipo de construtivismo social sempre me pareceu evidente: se se parte do princípio de que as palavras não apenas nomeiam, mas de alguma forma constituem os objetos a que se referem, parece óbvio que uma das maneiras de se mudar a ordem social é alterando o significado das palavras (embora já não seja tão óbvio que isso possa ser feito apenas mediante o uso de palavras diferentes, ainda que menos ideologicamente carregadas, como querem alguns defensores do PC).

Também nunca tive dúvidas acerca das raízes do politicamente correto na academia norte-americana, especialmente por meio daquelas disciplinas de alguma forma relacionadas aos estudos culturais, como é o caso dos amorfos “estudos de raça” e de gênero, cuja preocupação principal (e legítima) consiste na erradicação do racismo e do sexismo. Agora, a relação entre politicamente correto e comunismo, essa eu confesso que me escapou completamente. Pois aqui vai um vídeo do ultraconservador Bill Lindt, explicando tudo direitinho.



Sua tese central, exposta no início do vídeo, é a de que “o politicamente correto não é nada mais do que ideologia marxista – o marxismo traduzido de termos econômicos para culturais”. E essa “tradução” parece seguir uma linha bastante clara para Lindt: de marxistas ocidentais como Gramsci e Lukács, passando pela Escola de Frankfurt (aparentemente os grades vilões do PC, em particular Marcuse), pela Nova Esquerda e desembocando no feminismo e nos estudos culturais.

De fato, é possível pensar acerca de todas essas tradições a partir de um denominador comum, amplamente apropriado por Marx: a negação da famosa separação operada por David Hume entre fato e valor e que é comum a todas as teorias críticas, entendidas como aquelas que se propõem a alterar a realidade que estudam, assim como suas próprias práticas teóricas e metodológicas. Também é possível pensar no desenvolvimento do marxismo ocidental em termos de uma ênfase progressiva na dimensão humanista do pensamento de Marx (talvez à exceção de Althusser) e, portanto, de elementos culturais.


2 comentários:

Fernando disse...

Cynthia:
Li com prazer o seu artigo acima. Acrescento que endossaria quase tudo o que você escreve.Ah,acabei esquecendo de ver o vídeo com Bill Lindt. Mas acredito que ele não alterará meu ponto de vista. Assim,assino o comentário antes de ir ao vídeo.
Fernando.

Cynthia disse...

Oi, Fernando,

Pois é: ainda que eu discorde de diversas coisas relacionadas ao movimento politicamene correto, o ataque dos conservadores me causa uma simpatia automática ao PC.

Acabei perdendo a citação do Lindt onde ele diz que o Politicamente correto "is communism writ large" (o PC é o comunismo tornado óbvio), e também sua defesa dos EUA dos anos de 1950, mas creio que o argumento desenvolvido no vídeo já é suficiente para mostrar de onde vêm seus temores.

E para quem tem mais facilidade com o inglês escrito do que falado, um link para um artigo do gênio:

http://royalcello.websitetoolbox.com/printthread?id=2584267