tag:blogger.com,1999:blog-7117674084027033081.post1197747831968823800..comments2024-02-26T22:59:27.519-03:00Comments on Que cazzo é esse?!!: O Romantismo e Ciências Sociais 12: Estranho, Esquisito, Canhestro (v. 2.1)Le Cazzohttp://www.blogger.com/profile/01710799843215648311noreply@blogger.comBlogger10125tag:blogger.com,1999:blog-7117674084027033081.post-88699627201460597062010-05-20T17:55:21.638-03:002010-05-20T17:55:21.638-03:00Cynthia,
Cheguei a Orestes através do ensaio de A...Cynthia,<br /><br />Cheguei a Orestes através do ensaio de Agamben sobre Pobreza e Experiência, de Benjamin. A uma dada altura da glosa agambeninana, ele fala de algo familiar ao leitor do II Excurso da Dialética do Esclarecimento. Você haverá de se lembrar desse excurso sobre Sade, Nietzsche. A razão moderna não permite um conhecimento estruturado a partir do sentimento, Horkheimer e Adorno afirmam. A apatia é a verdade da razão em Kant, Nietzsche, Sade, nos negócios nos campos de concentração etc. Essa razão sistêmica, universal e vazia.<br /><br />Agamben, por seu turno, voltemos a ele, fala de uma dimensão fundamental da experiência e do conhecimento tradicionais que é "um aprender somente através de e após o sofrimento". Neste contexto, ele cita Orestes como ilustração de defesa dessa dimensão anti-moderna do aprendizado. Fui atrás desse menino bom - você, como feminista, teria pano para as mangas. Mas acho que Agamben, talvez, teria um exemplo melhor do que Orestes. Creio que a tragédia Agamenon, de Ésquilo, é muito melhor para falar do pathei mathos, ou seja, desse saber após e através do sofrimento, do que Orestes. O coro desta tragédia está a todo momento falando disso e eu acrescentei no post uma das várias passagens em que podemos constatá-lo, não sei se você viu. Acerca de Agamenon, caso você não tenha lido, digo-lhe: trata-se de algo de uma beleza poética incrível (estimulado, vou ler as outras duas tragédias de Ésquilo sobre os dramas de Agamenon, Electra, Clitemnestra, Orestes).<br /><br />Sobre a segunda parte de sua pergunta, vou dar uma olhada nas minhas notas de Lacqueur. Agora mesmo estou dando uma lida em Moisés e o Monoteísmo. Falo mais depois. Beijo, JonatasLe Cazzohttps://www.blogger.com/profile/01710799843215648311noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7117674084027033081.post-74389378865846916602010-05-19T21:04:52.660-03:002010-05-19T21:04:52.660-03:00Jonatas,
lembro de você ter dito a mim e a Herald...Jonatas,<br /><br />lembro de você ter dito a mim e a Heraldo que tinha terminado de ler Orestes e que ficou impressionado com o surgimento de Apolo como um Deus ex-machina. Não sei se você chegou a Orestes via Freud (Moisés e o Monoteísmo) mas, se não foi, dê uma olhada no segundo cap. do Making Sex, de Thomas Laqueur: Apolo amarra as pontas soltas da estória ao reiterar a ausência de qualquer princípio gerador na mãe e no mito do pai como fundador da civilização. A mãe é, portanto, uma estranha. <br /><br />Interessante pensar que o cômico, em Freud, apresenta o mesmo de princípio de retorno do recalcado...<br /><br />Seria Freud tragicômico?Cynthianoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7117674084027033081.post-57067298965646902062010-05-07T09:15:32.357-03:002010-05-07T09:15:32.357-03:00Faça mesmo! Irei esperar por essa versão 3.0 ansio...Faça mesmo! Irei esperar por essa versão 3.0 ansiosa... rsrsrs<br /><br />Beijos,<br />RaízaRaíza Cavalcantihttps://www.blogger.com/profile/02112468734311732706noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7117674084027033081.post-50716439384701493012010-05-06T23:26:48.987-03:002010-05-06T23:26:48.987-03:00Gracias, Raíza.
Acho que ainda vou fazer uma vers...Gracias, Raíza.<br /><br />Acho que ainda vou fazer uma versão 3.0 do texto e explorar essa estória melhor. Abração, JonatasLe Cazzohttps://www.blogger.com/profile/01710799843215648311noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7117674084027033081.post-2031036474901693342010-05-06T23:17:58.973-03:002010-05-06T23:17:58.973-03:00Gostei do protagonismo de Olímpia nesse texto. Em ...Gostei do protagonismo de Olímpia nesse texto. Em Freud ela nem aparece - coitada - e eu a achei tão interessante. Eu também a vi como o duplo de Natanael naquele conto - como algo em que ele projetava todos os seus delírios e desejos de forma ampla e inconteste, diferente de como era com Clara (a noiva real que o tolhia). Adorei o texto... uma ótima complementação da aula (que também foi ótima). <br />Abraços,<br />RaízaRaíza Cavalcantihttps://www.blogger.com/profile/02112468734311732706noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7117674084027033081.post-51494192353727454422010-05-04T19:52:47.690-03:002010-05-04T19:52:47.690-03:00Nada mais natural, em se tratando de um post sobre...Nada mais natural, em se tratando de um post sobre o Estranho. Mas em consideração aos nossos leitores abrirei uma exceção e publicarei nossa correspondência íntima e privada a fim de revelar o fim de um mistério que durou o dia todo:<br /><br />Em 04/05/2010 06:54, Cynthia Hamlin escreveu:<br /><br />Meninos, alguém de vocês duplicou o post sobre o lançamento do livro do Frédéric no Cazzo?<br /><br />Unheimlich!<br /><br />C.<br /><br />Em 04/05/2010 08:23, Artur Perrusi escreveu:<br /><br />Eu, não. Só vi agora o livro. Legal, né?! Ele podia nos enviar uns de brinde, hein?! Bjs e abs<br /><br />Em 04/05/2010 09:05, ferreirajonatas escreveu:<br /><br />Vi agora, eu não. Não foi você, Cynthia? Canhestro. Jonatas<br /><br />Em 04/05/2010 16:26, Artur Perrusi escreveu:<br /><br />Temos a resposta do mistério: se não fui eu, nem Jonatas, só pode ter sido... Silke. Sim, tenho certeza de que foi Silke.<br /><br />Em 04/05/2010 18:45:58, ferreirajonatas escreveu:<br /><br />E a propaganda agora desapareceu. Quem foi? Cynthia? Pode ter sido Silke também. Jonatas<br /><br />Eu ainda acho que isso foi coisa de Artur, mas... De qualquer forma, agora podemos voltar a falar de Freud.Cynthianoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7117674084027033081.post-50746003397597485702010-05-04T18:48:59.189-03:002010-05-04T18:48:59.189-03:00E quem chega agora no pedaço, terá uma dificuldade...E quem chega agora no pedaço, terá uma dificuldade entender do que se trata. Artur, ao que parece, tem uma candidata à culpa da coisa toda. Você nem precisava ter assumido a culpa deste último ato. JonatasLe Cazzohttps://www.blogger.com/profile/01710799843215648311noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7117674084027033081.post-5249539531412733582010-05-04T15:49:21.637-03:002010-05-04T15:49:21.637-03:00Desapareceu por obra e graça da minha vontade subj...Desapareceu por obra e graça da minha vontade subjetiva sobre o mundo real. Onde Id estava, Ego está, recalcando a estranheza do mundo com a ajuda de Superego. <br /><br />Se bem que eu juro que Id não teve culpa daquela esquisitice...Cynthianoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7117674084027033081.post-50667547983055658102010-05-04T11:24:30.495-03:002010-05-04T11:24:30.495-03:00Ih! Agora a chamada para o lançamento do livro de ...Ih! Agora a chamada para o lançamento do livro de Fréderic desapareceu... Está cada vez mais estranho. JonatasLe Cazzohttps://www.blogger.com/profile/01710799843215648311noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7117674084027033081.post-63774240557900321542010-05-03T08:55:21.473-03:002010-05-03T08:55:21.473-03:00O Homem de Areia me lembra alguém, mas não sei que...O Homem de Areia me lembra alguém, mas não sei quem. Aquele nariz aquilino, aquela barbicha, aqueles olhos terríveis...Anonymousnoreply@blogger.com