tag:blogger.com,1999:blog-7117674084027033081.post2852234872939323784..comments2024-02-26T22:59:27.519-03:00Comments on Que cazzo é esse?!!: O Romantismo e as Ciências Sociais 3Le Cazzohttp://www.blogger.com/profile/01710799843215648311noreply@blogger.comBlogger7125tag:blogger.com,1999:blog-7117674084027033081.post-43445903143491021372010-03-22T15:53:33.236-03:002010-03-22T15:53:33.236-03:00Eu me referia ao filósofo como Immanuel. JonatasEu me referia ao filósofo como Immanuel. JonatasLe Cazzohttps://www.blogger.com/profile/01710799843215648311noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7117674084027033081.post-21211777704167061712010-03-22T14:19:58.439-03:002010-03-22T14:19:58.439-03:00Jonatas, teu orientador também prendia o riso quan...Jonatas, teu orientador também prendia o riso quando você pronunciava Kant como "Cunt"? Menino, passei anos fazendo meu orientador corar sem saber o motivo...Cynthianoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7117674084027033081.post-25610552385632336122010-03-22T13:59:54.653-03:002010-03-22T13:59:54.653-03:00Daria, mas o bombardeio das Forças Aliadas está in...Daria, mas o bombardeio das Forças Aliadas está interferindo na transmissão... JonatasLe Cazzohttps://www.blogger.com/profile/01710799843215648311noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7117674084027033081.post-20711969624507464302010-03-22T13:37:30.986-03:002010-03-22T13:37:30.986-03:00Heresia só porque os caras que escrevem em alemão ...Heresia só porque os caras que escrevem em alemão têm trezentas palavras para isso. Mas quando traduzidos, você está na companhia de outros hereges como Hegel, Dilthey e Gadamer. <br /><br />Com toda desgraça, ainda é melhor do que colocar a palavra em alemão entre parênteses, o que sempre me faz correr atrás de um glossário de termos filosóficos alemães na minha edição inglesa da Introdução às Ciências do Espírito. Depois da trilionésima consulta, simplesmente cheguei à conclusão de que I Kant. Kant you?<br /><br />Mas obrigada pelas distinções. Dava pra colocar em alemão também? <br /><br />:)Cynthianoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7117674084027033081.post-73080067846735498392010-03-22T08:41:07.716-03:002010-03-22T08:41:07.716-03:00Oi, Cynthia.
Obrigado pelo comentário. Vamos ver ...Oi, Cynthia.<br /><br />Obrigado pelo comentário. Vamos ver nos próximos posts como isso tudo será apropriado pelo romantismo e depois, pelo historicismo e hermenêutica romântica. Acho que darei especial atenção à idéia de reflexividade - algo cuja força perde-se mais adiante, mas que ainda está presente em Novalis, por exemplo.<br /><br />Quanto ao conceito de razão no texto, vamos a alguns pés-de-página aqui mesmo. Esse conceito refere-se a nossa faculdade de produzir ideias capazes de transformar o real, ideias práticas, éticas, como a do bem, do dever. O entendimento ou compreensão é a nossa faculdade cognitiva. Dispõe-nos a procurar analisar como as coisas são e não como gostaríamos que fossem. Ao diferenciar essas duas faculdades, Kant objetiva, entre outras coisas, situar contribuições empirista e racionalista: que não se confundam as ideias perfeitas e plenamente "intuíveis" do mundo do dever ser com o processo limitado, sempre incompleto do conhecimento das coisas da natureza. São dois processos distintos.<br /><br />O problema na terceira Crítica é exatamente fechar as feridas produzidas por essa divisão, fundamental, se você pensa por exemplo o seu sentido histórico - não encham o saco dos cientistas impondo-lhes pressupostos morais quando eles estão lidando com algo de outra ordem, ou seja, o conhecimento da natureza - mas que acarreta problemas lógicos perto da esquizofrenia.<br /><br />Quanto à ideia de experiência, eu a uso aqui livremente, como sinônimo de vivência - o que é de certo modo uma heresia. Abração e obrigado. JonatasLe Cazzohttps://www.blogger.com/profile/01710799843215648311noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7117674084027033081.post-13792474450086924352010-03-22T08:04:27.484-03:002010-03-22T08:04:27.484-03:00Dada a influência acachapante das abordagens empir...Dada a influência acachapante das abordagens empiristas (que não problematizam minimamente a relação entre sujeito e objeto) nas ciências sociais, fiquei curiosa para saber de que forma o Kant da terceira crítica é apropriado pela sociologia alemã. Estaria aí a "resolução" do que sempre encarei como um nó górdio na teoria do valor de Rickert, Weber et al. (por que valores como base da objetividade, relação entre valores universais e particulares, objetivismo e subjetivismo etc)? Mas dado que existe um debate infindável entre os filósofos acerca desses problemas no próprio Kant, desconfio que continuaremos na mesma...<br /><br />Jonatas, talvez valesse a pena dfinir termos como "entendimento", "experiência" e "razão". Essas distinções sempre me confundem, especialmente qdo os autores usam o termo no original. Imagino que deve confundir outras pessoas também.<br /><br />BeijoCynthianoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7117674084027033081.post-87528508900178409342010-03-21T20:34:29.541-03:002010-03-21T20:34:29.541-03:00Gadiel,
Perdoe-me a ansiedade. Deveria deixar o s...Gadiel,<br /><br />Perdoe-me a ansiedade. Deveria deixar o seu ótimo texto sobre Bento e a Tamarineira por alguns dias em evidência. É que estou usando esses pequenos textos que estou publicando como material didático e achei melhor publicar logo esse post para ver se termino essa minha estória com o Romantismo. Abraço, JonatasLe Cazzohttps://www.blogger.com/profile/01710799843215648311noreply@blogger.com