tag:blogger.com,1999:blog-7117674084027033081.post5638506221380932838..comments2024-02-26T22:59:27.519-03:00Comments on Que cazzo é esse?!!: Anotações: Hegel, Escola de Frankfurt e HabermasLe Cazzohttp://www.blogger.com/profile/01710799843215648311noreply@blogger.comBlogger7125tag:blogger.com,1999:blog-7117674084027033081.post-19810019445863928432008-05-09T08:29:00.000-03:002008-05-09T08:29:00.000-03:00Boa idéia...Boa idéia...Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7117674084027033081.post-91927143439057902982008-05-08T22:21:00.000-03:002008-05-08T22:21:00.000-03:00Tuas anotações no quadro-negro são piores do que a...Tuas anotações no quadro-negro são piores do que as minhas?! Vc não sabe o que diz... Meu quadro-negro, repito, é um buraco negro da mesma família daquele que existe no centro de nossa galáxia. Uma vez, um aluno aproximou-se e foi tragado imediatamente. Parece que foi parar no limbo. Quando o Papa acabou com essa dimensão, o rapaz voltou, mas já estava louco de pedra, coitado. Pelo menos, descobri uma boa arma contra discentes recalcitrantes: mando-o ao quadro-negro!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7117674084027033081.post-48889608552025802122008-05-08T18:40:00.000-03:002008-05-08T18:40:00.000-03:00Artur,Enquanto você e Jonatas debatem sobre os mér...Artur,<BR/><BR/>Enquanto você e Jonatas debatem sobre os méritos da cabeleira de Habermas, reflito sobre os famosos dualismos. Acabo de me dar conta de que "perdi" minha cópia do debate entre a Escola de Frankfurt e Popper. Acho que deveria existir uma seção especial no Código Penal dedicada às penas aplicáveis a quem surrupia nossos livros. <BR/><BR/>Vou fazer o seguinte: daqui para a semana que vem, se conseguir corrigir pelo menos parte da montanha de provas que me espera, vejo se consigo postar as minhas anotações de aula sobre Habermas. Assim, talvez a gente consiga trocar umas figurinhas.<BR/><BR/>A propósito: duvido muito que suas anotações no quadro negro sejam piores do que as minhas, que são a própria expressão do caos. Tem dia que saio da aula com pena dos alunos...<BR/><BR/>BjsAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7117674084027033081.post-31217959934089922922008-05-08T16:18:00.000-03:002008-05-08T16:18:00.000-03:00Jonatas: escolhi a dedo esse retrato de Habermas. ...Jonatas: escolhi a dedo esse retrato de Habermas. Olhando-o, fico com um enorme complexo. Mas, por outro lado, esse é o preço faustiano?<BR/><BR/>Cynthia: embora Habermas, num primeiro momento, aceite esse dualismo, quem o faz, de fato, é Horkheimer (seguinte texto: "théorie traditionnelle et théorie critique - 1937). Mas não saberia responder a tuas questões. Como o positivismo é identificado à instrumentalidade, como ele domina, de fato e de direito, as ciências naturais (sendo sua "epistemologia natural"), logo, estas são instrumentais e esvaziam qualquer conteúdo de emancipação. Acho que a visão frankfurtiana do positivismo já anuncia uma crítica total das ciências empíricas, em particular das ciências da natureza.<BR/><BR/>Pessoalmente, acho as críticas frankfurtianas ao positivismo um tanto sectárias, completamente "paranoiadas" pelo medo da técnica e da razão instrumental. Minhas críticas ao positivismo (afinal, que diabo é isso?) passam por um caminho mais conciliador (lembre-se, sou um médico que adora alopatia e a felicidade química). Inclusive, acho redutor dividir as ciências por uma externalidade, atropelando e relevando a lógica interna (epistemológica) das ciências, através de um valor moral como a emancipação humana -- aliás, até hoje não sei bem como dividir as ciências. <BR/><BR/>Minha impressão é que o último Adorno e o derradeiro Horkheimer têm uma visão bastante negativa das ciências naturais, bastião da dominação (da técnica, da razão instrumental, do escambau!) na contemporaneidade. <BR/><BR/>Serei sectário: muitas críticas adornianas parecem seguir o modelo de escrita dos moralistas e dos romancistas -- ele mandou para as calendas a ciência empírica, seja da natureza, seja as humanas. <BR/><BR/>Teria pesadelos, se me refugiasse, adornianamente, na total negatividade do mundo presente ou se pensasse que a última coisa que restou foi a obra de arte, concebida como a única força de contestação possível de um mundo, no qual se esgotaram todos os recursos de emancipação social e politica.<BR/><BR/>O que mata a Escola de Frankfurt é a Frescura.<BR/><BR/>abraços e beijosAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7117674084027033081.post-20875527091313050652008-05-08T11:57:00.000-03:002008-05-08T11:57:00.000-03:00Arture,Perfeito o seu timing: daqui a duas semanas...Arture,<BR/><BR/>Perfeito o seu timing: daqui a duas semanas, estarei introduzindo o pensamento de Habermas no meu curso de teoria contemporânea da graduação. Aproveito, portanto, para explorar sua expertise. <BR/><BR/>Como você mesmo indica em seu texto, Habermas estabelece uma divisão entre as ciências intrisecamente ligadas ao interesse emancipatório e aquelas ligadas a fins instrumentais. Será que este dualismo não pressupõem uma crítica extremamente rasa ao positivismo nas ciências naturais? Em outros termos, será que seu dualismo não acaba considerando o positivismo como uma epistemologia adequada às ciências da natureza? Será que não seria justamente isso que autorizaria essa divisão dualista entre ciências sociais (emancipatórias) e ciências naturais (instrumentais)? O que aconteceria se a crítica ao positivismo fosse estendida às ciências da natureza? O dualismo ainda seria mantido? <BR/><BR/>BjsAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7117674084027033081.post-5592758408508344012008-05-08T11:27:00.000-03:002008-05-08T11:27:00.000-03:00E mais um comentário: por que Deus é tão bom e gen...E mais um comentário: por que Deus é tão bom e generoso com uns e a outros apenas a panela do feijão queimado para lavar? Velho, esse cabelinho repartido e abundante do jovem Jürgen dá uma inveja do cacete! Qual será o shampoo que ele usava? JonatasLe Cazzohttps://www.blogger.com/profile/01710799843215648311noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7117674084027033081.post-59912560404662439112008-05-08T11:22:00.000-03:002008-05-08T11:22:00.000-03:00Bom ler seus textos neste Cazzo, Artur. Estou curi...Bom ler seus textos neste Cazzo, Artur. Estou curioso para ver a continuação desta boa introdução ao pensamento político de Habermas. Abraço, JonatasLe Cazzohttps://www.blogger.com/profile/01710799843215648311noreply@blogger.com