tag:blogger.com,1999:blog-7117674084027033081.post5850475393815875209..comments2024-02-26T22:59:27.519-03:00Comments on Que cazzo é esse?!!: Testando o positivismo de Durkheim - parte IILe Cazzohttp://www.blogger.com/profile/01710799843215648311noreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-7117674084027033081.post-52236237500110567362010-01-15T07:03:39.979-03:002010-01-15T07:03:39.979-03:00I inclination not concur on it. I assume polite po...I inclination not concur on it. I assume polite post. Expressly the title attracted me to read the unscathed story.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7117674084027033081.post-43875274583289415842008-09-06T11:26:00.000-03:002008-09-06T11:26:00.000-03:00Eu não sei... De fato, eu não sei...Por isso, ache...Eu não sei... De fato, eu não sei...<BR/><BR/>Por isso, achei habilidosa a noção de ideo-realismo-gnoseológico interessante, embora não concorde de todo. De todo modo, acho que a nossa série de artigos sobre Durkheim vem mostrando, no mínimo, que o cabra é bem complexo e... sinuoso.<BR/><BR/>Lerei a posição de Ivan Domingues ("epistemologia das ciências humanas") sobre o assunto (só li suas considerações sobre Weber) e verei se acrescenta mais alguma coisa ao debate. BjsAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7117674084027033081.post-8513452025082559032008-09-06T09:15:00.000-03:002008-09-06T09:15:00.000-03:00Arture,Interessante esta noção de ideo-realismo gn...Arture,<BR/><BR/>Interessante esta noção de ideo-realismo gnoseológico, que aponta para o fato de que Durkheim reconhece a realidade das idéias. Mas será que isto faria dele um idealista? E este suposto idealismo o colocaria em oposição ao realismo? <BR/><BR/>Bhaskar tem uma afirmação interessante sobre isto: mesmo os idealistas são realistas em algum sentido, já que acreditam na realidade das idéias. Acho que a questão relevante aqui é saber se Durkheim reduz a realidade à idéia. Não creio. Certamente ele não é um materialista, muito menos um fisicalista. Mas também não é um idealista, no sentido de reduzir a realidade às idéias que se têm dela. <BR/><BR/>Durkheim estabelece uma distinção importante entre a verdade de uma crença (sua existência na realidade) e a aceitação de uma crença como verdadeira. Isto aparece nas Formas..., assim como em sua crítica ao pragmatismo. Em sua crítica ao pragmatismo, ele se refere à idéia de que existe uma noção de verdade universal, independente do contexto e das concepções que os indivíduos têm da realidade. Assim, a verdade ou a falsidade de uma crença poderia ser estabelecida.<BR/><BR/>Nas Formas, a questão se complica um pouco, já que, em sua crítica a Kant, ele tenta demonstrar a origem social das categorias e, portanto, afirma que determinadas proposições só são verdadeiras contextualmente, de acordo com sociedades particulares. Mas parte do problema aqui é que Durkheim usa os termos conceito e categoria de forma intercambiável, de forma que às vezes se torna impossível diferenciar a verdade de uma crença e a aceitação de uma crença como verdadeira. Apesar disso, é possível, pelo contexto, saber se ele está utilizando o termo categoria no sentido kantiano ou como conceito. <BR/><BR/>Outra questão: se colocarmos a tensão na obra de Durkheim a partir da distinção materialismo x realismo, e não entre realismo x idealismo, isto não permitiria tratar as idéias como realidades objetivas?Anonymousnoreply@blogger.com