quarta-feira, 28 de maio de 2014

#OcupeEstelita


9 comentários:

Tâmara disse...

Tentando contribuir com a divulgação de conhecimentos para discussão dos enjeux sociais e políticos em torno do Ocupe Estelita/Resiste Estelita, cito Maria da Glória Gohn, nome importante no Brasil da sociologia dos movimentos sociais, e posto abaixo (ou em outro comentário, se não couber neste) uma matéria publicada hoje (29.05) no site de Carta Capital que traz o contexto do movimento em Recife:
" A novíssima onda de movimentos sociais que assola a Europa, o Oriente Médio, os Estados Unidos, Canadá e América Latina, via ocupação de praças e ruas, é a novidade no cenário das lutas sociais deste século; eles diferem, conforme assinalamos, dos movimentos dos anos de 1990 e diferem muito mais ainda de 1968, embora tenha muitas características em comum, como o uso dos espaços públicos, o uso de diferentes formas de comunicação. São os movimentos dos Indignados europeus, os Occupay praças e ruas iniciado em Wall Street, e a primavera árabe. Embora com grandes diferenças e especificidades,esses movimentos estão reformulando a pauta das demandas identitárias para demandas grupais focadas em problemas da vida cotidiana-emprego, finanças/salário, dívidas, serviços sociais como educação e saúde, terra para viver e plantar" (Gohn, 2013, p.212).
"(...)Em alguns casos, a praça não é somente local de acolhimento das manifestações - ela é o fato político que impulsiona os protestos, como no caso da Praça Tacsim em Istambul/Turquia e a defesa do Parque Gezi, anexo a ela. David Harvey destaca que o uso da praça como espaço público é mais importante que o fluxo de comunicação pela internet, por meio do uso das novas tecnologias pelos manifestantes. Ele denomina este fato de "união dos corpos no espaço público". Marion Streeet, jornalista e confundadora do UOL, faz uma compração interessante. Diz ela: 'Occupy é política movida pela pólvora da má economia. Democracia voltando às origens: à praça pública. Mas me lembra demais a internet: não tem um poder central, se desenvolve de modo imprevisível, em direções e em ritmos que não conhecemos antes de acontecer'"(Gohn, 2013, p. 216-217)

Tâmara disse...

E agora o link da matéria que saiu em Carta Capital hoje:
http://www.cartacapital.com.br/blogs/intervozes/cronica-de-uma-morte-anunciada-a-cobertura-do-ocupeestelita-em-pe-3964.html

Raquel Camargo disse...

Oi Taminha! Achei muito boa essa matéria da Carta Capital. Só para reforçar que acho muito importante ter um espaço virtual como esse do cazzo, aonde podemos nos informar e, ao mesmo tempo, ver a articulação das informações com as opiniões de autores que já fizeram reflexões a respeito. Um grande abraço! Raquel.

Cynthia disse...

Eu li a reportagem, Tâmara, e também gostei. Quanto ao espaço, Raquel, ele está sempre disponível para quem quiser contribuir. No caso do Ocupe Estelita, creio que o melhor espaço para acompanhar o que está acontecendo ainda é a página do Direitos Urbanos (no blog e no facebook): mais do que uma reflexão, a ideia aqui era demonstrar apoio a esse movimento que, dentre outras coisas, tem possibilitado excelentes reflexões sobre democracia.

Beijos!

Tâmara disse...

Eu também, estou com o Cazzo e não abro, Quel. Beijo.

Pois Cynthia, o Ocupe Estelita está tão bonito e eficaz, tão renovador de esperanças que me fez cometer um erro: compartilhei um post de divulgação do movimento no perfil que temos do PIBID/UFS-Ciências Sociais.Não seria problema se eu tivesse tido tempo de postar um comentário de caráter sociológico, abrindo a reflexão sobre os movimentos sociais contemporâneos; mas apenas compartihar, num perfil institucional científico-social, é cair numa sociologia-militante que deforma tanto a sociologia como a militância - acho. Sua observação a Raquel me fez ver claramente minha besteira. Não repetirei mais. Beijo, Tâmara

Cynthia disse...

Não entendi, Tâmara. Eu acho que, de fato, nós temos um foco teórico-metodológico, mas isso não nos impede de lançarmos reflexões apenas meio-formuladas ou de ocasionalmente mostrarmos nossa simpatia e apoio a causas que nos parecem relevantes. Achei seus comentários pertinentes, especialmente dada a ausência de qualquer explicação sobre o caso - algo que tem sido feito de forma interdisciplinar no blog dos Direitos Urbanos. Como disse, foi apenas um gesto de num período em que estou impossibilitada de fazê-lo de uma perspectiva sociológica. Que você tenha aberto esta via me parece ótimo. Beijos!

Cynthia disse...

* gesto de apoio

Tâmara disse...

Cynthia,
Eu não estava falando do Cazzo, mas do perfil de nosso PIBID no facebook. É ele que é institucional e eu simplesmente compartilhei um post de apoio sem nenhum comentário científico-social. Eu que fiz a besteira. Porque o blog de vocês é de ciências sociais, mas não institucional; ou seja, uma postagem sem comentários é perfeitamente plausível porque ele vai inspirar reflexão livremente. Mas num negócio institucional como no nosso caso, um comentário explicando porque estávamos postando aquilo seria obrigatório. E aí, como eu tenho mais familiaridade com o Cazzo do que com o FB, terminei fazendo aqui o que deveria ter feito lá. Entendeu, amiga? Beijão

Cynthia disse...

Ah, entendi! Mas sempre dá tempo de colocar algumas questões sobre ação coletiva e movimentos sociais no seu post, não? Afinal, tem sido sua praia por algum tempo...