Os chamados estudos culturais têm enfatizado a importância crescente da cultura na sociedade global, em detrimento da produção econômica. Em seus estudos recentes sobre globalização, por exemplo, Jeffrey Alexander supostamente enfatiza seu caráter multidimensional sem que o conceito de capitalismo apareça em sua análise. Há, claro, exceções: a obra de Frederic Jameson procura argumentar que o lugar privilegiado da cultura na contemporaneidade só pode ser compreendido a partir da lógica do capitalismo global.
Achei o vídeo abaixo no Blog dos Perrusi e resolvi postá-lo aqui. Ignoro a validade das afirmações factuais do vídeo, mas acho que ele consegue ilustrar a de forma simples e direta a relação entre cultura (de consumo) e capitalismo, assim como nos alertar para aquelas interpretações mais simplistas dos estudos culturais que têm proliferado na academia.
Cynthia Hamlin
4 comentários:
The Story of Stuff tem um site interessantíssimo, com fórum, contribuições, blog e assim por diante. Recomendo uma visita. O endereço é:
http://www.storyofstuff.com
Oi, Diego,
Valeu a dica! Assim que tiver um tempinho, visito o site.
grande abraço
Muito didático. Isso daria umas tantas aulas de sociologia no Ensino Médio : }
Fantástico! Expressar de forma tão simples um conteúdo reconhecidamente complexo é a grande contribuição desse video. Vou recomendar!
Postar um comentário