domingo, 21 de março de 2010

Bento XVI e a Tamarineira



Por Gadiel Perrusi (Professor aposentado do PPGS UFPE). Post originalmente publicado no Blog dos Perrusi em 21/03/2010.

De médico e louco, cada um tem um pouco. A novidade, no entanto, é que Bento XVI acaba de decretar a ressurreição do diabo, do demônio, de satanás. Em suma, do Coisa Ruim que, de uma forma insidiosa, mandou seus filhotes infestarem a maioria dos padres pedófilos da ICR. O Papa, humildemente, pediu desculpas.

Uai! Por que ele pediu desculpas? Será que ele também? Sopra no meu ouvido alguma entidade maléfica.

Não! Não quero, não posso, nem devo acreditar. Vade retro, filhote de Belzebu!

Depois dos avanços da Psiquiatria, da Psicologia, da Neurologia e, até mesmo, da Psicanálise, acreditava-se que os demônios não passavam de crendices populares, embora a prática do exorcismo ainda exista em certos meios católicos e protestantes.

Assim, as chamadas manifestações demoníacas começaram a desaparecer sob o crivo daquelas especialidades que classificavam as diabruras do capeta como doenças mentais perfeitamente identificáveis, algumas até mesmo curáveis.

Porém, Bento acredita em satanás e, para isso, está incentivando a formação de exorcistas que são capazes de lutar contra as forças do mal, expulsando-as das pessoas, exceto, como de praxe, dos corrutos de nossa república.

Por acaso, não foi o próprio Cristo que expulsava demônios e, pelo menos uma vez, os jogou contra uma manada de porcos, em Gedara?

O novo Arcebispo de Olinda e Recife, fiel ao chefe supremo, também deve acreditar nas forças demoníacas que atacam, certamente, os internos do Hospital da Tamarineira. Mas, ao contrário de Bento, o Arcebispo resolveu ser mais objetivo e prático; promete transferir os doentes mentais para umas casinhas (sic), construídas pela Arquidiocese, ficando, é claro, esgoto e água sob a responsabilidade da Compesa (quando?) e a luz, da Celpe (quando?). Afinal de contas, ninguém é de ferro!

No belíssimo local do Hospital, o Arcebispo anuncia que vai mandar construir um shopping e outras coisitas mais, sem mesmo se dar ao cuidado de provar, legal e publicamente, que a Tamarineira pertence, de fato e de direito, à Arquidiocese.

Historiadores contestam a legalidade do caso; jornalistas, ambientalistas e os moradores da área protestam contra o crime que a Arquidiocese pretende praticar, mesmo que o terreno lhe pertença, o que é duvidoso.

Ora, não seria o caso de Bento XVI mandar seus exorcistas ao Recife para examinarem tanto o caso dos doentes mentais da Tamarineira como os próprios mentores do empreendimento imobiliário anunciado?

Não seria o caso de se pensar que não se trata de “doença mental” mas, sim, de possessão demoníaca, tanto de uns como de outros?



E já que estamos falando de romantismo, a visão do Coisa Ruim a partir de Night on Bald Mountain, do compositor romântico Modest Mussorgsky (1839-1881) e de Walt Disney.

Nenhum comentário: