sábado, 4 de fevereiro de 2012

Os Intelectuais e seus Compromissos Sociais: uma reflexão sobre responsabilidade


 ADIADO PARA O DIA 29/03/12

Nós do Cazzo acreditamos que onde existe capacidade de indignação, mesmo quando não concordamos com seu modo de expressão ou com os princípios que a norteiam, existe salvação, é possível também uma reflexão que ilumine a todos. Somos iluministas, neste sentido. Por isso convidamos para a mesa redonda abaixo. Achamos que a presença do D.A. de Ciências Sociais seria muito importante (Wellthon, tentamos falar com você por telefone, mas não conseguimos). Prometemos colocar o nome do representante do D.A. na chamada, caso o nosso convite seja aceito. Jonatas e Cynthia

OS INTELECTUAIS E SEUS COMPROMISSOS SOCIAIS: Uma reflexão sobre a responsabilidade


Silke Weber
Luciano Oliveira


data: 14/03/2012
horário: 10 h.
local: SALA DE SEMINÁRIOS DO PPGS

Acreditamos que o debate possa tornar mais produtiva a discussão que, de algum modo, tem estado presente nos comentários ao último post. Um texto com o resultado da Mesa Redonda, por exemplo, poderia sair do nosso encontro.

35 comentários:

Anônimo disse...

massa!

wellthon disse...

Beleza, meu telefone tá com proble amas, rs.
Topo o convite de boa, mas vou levar a chamada a próxima reunião do DA, se minha participação for aprovada será um prazer.
Abraços,

Anônimo disse...

E por falar em monopólio da violência:

http://www.youtube.com/watch?v=H0dReT6uMI0

Tâmara disse...

Que coisa boa. O Cazzo é realmente um espaço bacana.
Mas acho, Wellthon, que você não precisa de decisão coletiva. Se queremos ser diferentes da polícia, precisamos estar abertos à discussão. Espero que todo o DA participe dessa mesa redonda - que será um momento importante para estudantes e professores.
E viva Lulu-Cibalena. E viva Silke. Abraço

wellthon disse...

Pois é Tamara acho que confundi um pouco as bolas, se o convite foi feito para mim então para mim, rs. Pelo o que entendi um representante do DA seria também chamado. Se realmente for isso, confirmo minha presença se não, e eu fora o convidado como representante do DA tenho que seguir uma burocracia pelo nosso estatuto.

abrços

Le Cazzo disse...

Wellthon,

No cartaz, poderá vir como um promoção do PPGS e do DA. Mas acho que vocês que são índios, ou brancos, ou mouros etc. etc. que se entendam. Telefonei para você para pedir-lhe para conversar com seu povo e chegarem a uma conclusão a esse respeito. Luciano e Silke foram convidados por que são (de longe) os mais sabidos entre nós. Jonatas

wellthon disse...

Ahh ok então. E aquele texto posso fazer agora ou achas melhor após o debate?

Amanda disse...

Seria mais interessante um debate com toda a comunidade acadêmica. Afinal, é um assunto que atinge todas as pessoas que fazem parte da universidade.

Le Cazzo disse...

Oi, Wellthon.

O texto que você nos prometeu, ainda está devendo, seu cabra - e nós, editores do Cazzo, aguardando. Já devia estar postado.

Amanda, preferimos nesse momento fazer uma coisa menor, num auditório que caberá 50 pessoas - e que talvez nem fique lotado. Eu acredito que grandes percursos se fazem com pequenos passos. Vamos testar o formato e, assim, podemos nos preparar para, com sorte e sabedoria, um debate que não seja episódico. Aos poucos, se tudo der certo, a gente vai envolvendo mais gente. Abraços, Jonatas

Anônimo disse...

Ui, eles são "Iluministas"!

Anônimo disse...

Ui, eles são "Iluministas"!

Anônimo disse...

Ui, eles são "Iluministas"!

Anônimo disse...

Ui, eles são "Iluministas"!

Anônimo disse...

Ui, eles são "Iluministas"!

Anônimo disse...

Ui, eles são "Iluministas"!

Anônimo disse...

Ui, eles são "Iluministas"!

Anônimo disse...

Ui, eles são "Iluministas"!

Anônimo disse...

Ui, eles são "Iluministas"!

Anônimo disse...

Ui, eles são "Iluministas"!

Anônimo disse...

Eles vão nos iluminar, galera, e nos levarão para dentro de salas empoeiradas, onde nos delegarão a responsabilidade de tecer esquemas sociológicos frios, omissos e descompromissados - logo não restará mais nenhum manifestante nas ruas.

Anônimo disse...

Mas calma caro anônimo, fazem isso porque são iluministas
Ui, eles são "Iluministas"!

Anônimo disse...

A estrela Dalva vai baixar dia 14, na sala de seminários do PPGS.
Ui, eles são "Iluministas"!

Anônimo disse...

É que faltou lua, na torre de marfim!
Ui, eles são "Iluministas"!

Anônimo disse...

Talvez não acendam os holofotes para eles dessa vez, ficara sem luzes, Pergunto eu! Pisaram na bola em Le Cazzo. Ui, eles são "Iluministas"!

Anônimo disse...

Ficara ele ou ela ou eles quem escreve nesse blog?! Ui, eles são "Iluministas"!

Anônimo disse...

Assim como Agostinho, acredito que existe uma luz interior que é a verdadeira fonte da verdade, e o "Que cazzo é esse", assim como esse Seminário, são ocasiões para que se manifeste tal iluminação. Isso significa que a verdade, enquanto forma de perfeição, deriva da própria PERFEIÇÃO DE DEUS – embora possa se manifestar pela viadas coisas imperfeitas.
Ui, eles são Iluministas!

Anônimo disse...

Titio Weber não está gostando nada disso!
Ui, eles são "Iluministas"!

Renato Domingues Diniz disse...

Interessante! A manifestação da barbárie tem que ser discutida na universidade, porém não terá utilidade nenhuma se a discussão ficar intramuros da universidade.
Acho interessante o Anônimo! Questiona,provoca (foi devido a sua provocação que os professores deste blog convocaram a mesa redonda sobre a violência urbana policial)se diverte com os comentários alheios, mas fica escondido em seu anonimato. Acho que se você prefere resolver ao seu modo por que não sai do anonimato e faz algo mais personalizado com sua real identidade? Já pensastes que ruim será um sociólogo ou um cientista social anônimo?

Amanda disse...

Jonatas, entendo a sua posição. Mas, continuo discordando do formato. Eles nunca acontecem de forma horizontal.

Renato, discordo da sua posição quanto ao anonimato. Por que sempre legitimamos o que é personalizado? Se eu tapar meu rosto minha fala é menos válida? A mesma coisa com a escrita (que é uma das formas de fala). Gente, pseudônimos existem! E não são fantasmas! Se eu não for amanda, estou realmente escondida?

Quanto às ciências sociais, uma das minhas críticas é justamente esta. Por que sempre a"chamos" que bons sociólogos/antropólogos/cientistas políticos são aqueles que citam e são citados? Não pelas idéias, mas pelo nome. Precisamos questionar o que é bom e que ciência é essa, se for o caso...

Anônimo disse...

Quem vai salvar? O "que cazzo" salva!

Ui, eles são iluministas!

Cynthia disse...

Amanda,

eu creio que a "horizontalidade" do processo vai depender da participação dos estudantes. Nossa proposta de fazer algo pequeno (pelo menos como pontapé inicial numa discussão que não sabemos no que vai resultar) é justamente para evitar a dispersão, algo que já ocorreu em relação a outras mobilizações promovidas pelos professores do CFCH, e garantir o foco em uma questão específica.

A sala de seminários do PPGS tem espaço para cerca de 50 pessoas, o que é um espaço razoável para um debate no qual as pessoas possam realmente falar e serem ouvidas. Mas, veja, nada impede que vocês (estou supondo que você é estudante) organizem algo alternativo, antes, depois ou mesmo em lugar do que estamos propondo. É só propor. (E creio que isso responde ao questionamento do Renato).

Quanto ao anonimato, acredito que o problema não é ele, per se, mas os propósitos para os quais ele pode ser utilizado. Quando montamos este blog, originalmente pensado como uma espécie de "extensão" da disciplina de metodologia das ciências sociais para a graduação, a ideia era a de que mesmo aquelas pessoas mais tímidas, que não se sentem à vontade colocando suas questões diante de um grupo grande, pudessem aproveitar o espaço de discussão que estávamos promovendo. O que não esperávamos (pois raramente fomos alvos de ataques pessoais por aqui) era que o anonimato fosse usado como escudo a fim de que as pessoas pudessem desferir ataques pessoais como os que vem ocorrendo por aqui ou simplesmente para truncar qualquer proposta de diálogo. Entenda: a questão não é a crítica, que é fundamentalmente dialógica; a questão é o ataque, que é violência pura e simples. Como já disse alguém de quem não me recordo, quando a linguagem fracassa, é a violência que a substitui. Não é disso que estamos tratando?

A propósito: Wellthon já nos enviou um texto para ser publicado por aqui. Não sei em que medida ele representa a visão dos estudantes, mas poderá servir de suporte para que as diversas perspectivas sejam colocadas no debate face-a-face proposto por nós ou em algo alternativo que vocês queiram organizar.

Abç

Anônimo disse...

Os anônimos vão continuar anônimos, caro Renato.

Ui, minha crítica não é legítima se não tenho nome nem rosto!

Amanda disse...

Entendo Cynthia. Espero, de coração, que saiam bons frutos desta mesa. Para todos nós enquanto comunidade.

Unknown disse...

irei conferir...mas ultimamente tenho achado que nem academia, em seu gabinete, e nem os ativistas com táticas de manifestação mais do mesmo tem iluminado coisa alguma. tempos escuros estes... irei ascender uma vela de 7 dias pela nossa salvação.

Cynthia disse...

Por que não haveria de sair, Amanda? Só depende de nós.