O Programa de cooperação acadêmica de cursos de graduação entre o Departamento de Ciências Sociais e o Instituto de Sociologia da Universidade de Hamburgo, que teve início em 2006, teve um caráter inovador, pois possibilitou o atendimento de uma demanda crescente de participação e desfrute de experiência de formação internacional por parte da Graduação. Esse programa de cooperação foi agora ampliado em seu escopo com a aprovação do projeto de dupla titulação entre as duas instituições. O objetivo principal do novo projeto de parceria entre o Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Pernambuco e o Institut für Soziologie - Universität Hamburg, é dar continuidade e ampliar a troca de experiências em temáticas importantes para a formação do profissional na área das Ciências Sociais, na área de Sociologia, que incorpora agora também a área de Antropologia. O Professor Doutor Klaus Eichner, o coordenador alemão dos projetos UNIBRAL e UNIBRAL II, é parceiro antigo da UFPE e coordenou também o Projeto do PROBAL, juntamente com o Professor Doutor Breno Fontes, iniciado em 2004. Foi durante minha primeira missão de trabalho na Universidade de Hamburgo, como atividade do PROBAL, que eu e Klaus nos articulamos para a elaboração do primeiro projeto UNIBRAL.
Uma apreciação das atividades realizadas e frutos oriundos da parceria do nosso primeiro projeto UNIBRAL, com duração de quatro anos (2006-2010), do qual fui a coordenadora brasileira, nos permitiu a configuração de um quadro de amadurecimento e pleno sucesso do projeto, tornando-se viável, desta forma, a consolidação de um convênio de dupla titulação entre as instituições, para os alunos de graduação. O Curso de Ciências Sociais demonstrou ao longo destes quatro anos de duração do primeiro projeto UNIBRAL que possui um razoável contingente de alunos que se encontram em condições de participarem de um programa desse tipo. Durante este período, dez alunos de graduação em Ciências Sociais tiveram a oportunidade de estudar um ano letivo na Universidade de Hamburgo. Ao mesmo tempo, quinze alunos alemães vieram estudar na UFPE, como períodos de duração que variaram de um a dois semestres. Vale salientar que os Programas UNIBRAL e UNIBRAL II financiam passagens de ida e volta, seguro-viagem, auxílio instalação e oferece bolsas de estudo para manutenção dos estudantes durante sua estadia no país parceiro. Para os alunos e alunas participantes são inumeráveis os ganhos, salientando-se dentre estes a proficiência em outro idioma, ampliação da sensibilidade sociocultural experiência intercultural, além da experiência acadêmica internacional.
Ao estudante participante do intercâmbio é facultada a oportunidade de ter o seu curso tradicional acrescido de uma série de informações e estudos que possibilitam complementar o seu perfil científico e acadêmico como Cientista Social. Ademais, esse tipo de projeto cria uma área de contato entre profissionais que, já na graduação despontam e que têm uma chance de ser prolongado em uma pós-graduação, consolidando um ativo Programa de Cooperação Internacional. Esse exercício interno se constitui imprescindível para o sucesso de ações que buscam a internacionalização da UFPE. É oferecido também aos alunos visitantes algo próximo ao modelo de ensino alemão, onde além de um conjunto de disciplinas obrigatórias, o estudante tem ampla liberdade de escolha nas eletivas, o que proporciona uma formação mais personalizada. Os alunos alemães estarão vinculados ao Curso de Ciências Sociais, mas poderão também participar, como aluno especial, de outros cursos ofertados pela UFPE.
Os estudantes brasileiros que participarem do intercambio, em seus relatórios e em reuniões de avaliação realizadas com a coordenação brasileira e alemã do projeto, relatam a boa acolhida na Alemanha, assim como a infra-estrutura de apoio (disponibilidade de residência no alojamento da universidade, uso do restaurante universitário, o vasto acervo das bibliotecas, etc.). Mencionam a dificuldade inicial com a língua alemã, superada no segundo semestre do curso, graças não só a prática da língua, mas também ao apoio fornecido pelo Curso de Alemão oferecido pela Universidade. Em uma perspectiva individual, eles apresentam relatos das experiências desenvolvidas em função de seus interesses acadêmicos específicos, mas ressaltam a importância do intercâmbio nas suas trajetórias acadêmicas e para a formação profissional do cientista social. Relatam ainda a rica experiência cultural de viver na Alemanha, especificamente em Hamburgo. Abaixo transcrevo trechos retirados do relatório de um dos alunos participantes, que descreve a cidade:
“A cidade de Hamburgo é uma comunidade de mais de 1,7 milhões de habitantes (2,2 milhões na região metropolitana), dos quais cerca de 30% chegam a ter passaporte ou descendência estrangeira. Dessa forma, a segunda maior cidade alemã é comunidade totalmente cosmopolita. Mesmo sendo uma cidade grande para os padrões alemães, Hamburgo é uma cidade totalmente tranqüila. A poluição sonora é mínima, á não ser pelo barulho dos navios do porto (Hamburgo é o maior porto da Alemanha). [..] Hamburgo conta com uma extensa malha de metrô e ônibus. Além disso, as ciclovias são bem extensas. O número de bicicletas nas ruas, principalmente durante a primavera e o verão, é alto. Todavia, o espaço para pedestre, ciclistas e carros é bem delimitado, não causando nenhum tipo de transtorno aparente. [...] Por ser uma cidade grande, Hamburgo oferece praticamente tudo em matéria de entretenimento, gastronomia e varejo aos seus moradores. Existem restaurantes com comida típica de vários países, em especial se destacando a cozinha turca, devido ao alto número de imigrantes. [...] Uma questão que também chama a atenção é com relação a cultura. A cidade apresenta cerca de 5 museus de grande porte, além de vários outros de menor porte. Os teatros, óperas e bibliotecas públicas também são destaques. O acesso a cultura que os cidadãos da segunda maior cidade da Alemanha têm, se comparada com a cidade natal do bolsista, Recife, é impressionante. A cidade oferece todo dia, e em vários lugares e horários, as mais diversas opções de atividades culturais. Hamburgo tem o maior planetário do mundo, um dos maiores museus marítimos (Internationales Maritimes Museum Hamburg) e um grande museu de arte (Kunsthalle)”.
As atividades do programa UNIBRAL II serão iniciadas em 2011, quando os critérios para a seleção dos estudantes, que incluirão avaliação do histórico escolar, proficiência no idioma alemão e participação em atividades acadêmicas, serão divulgados. Os alunos e alunas do Curso Bacharelado em Ciências Sociais que tiverem interesse em participar do Programa UNIBRAL II, devem começar a treinar a língua alemã. Não esquecendo que irão enfrentar o frio inverno europeu, é bom também pensar o que levarão na mala, além da saudade dos amigos e da família. À nova equipe do UNIBRAL II na UFPE, particularmente ao professor Jonatas Ferreira, o coordenador brasileiro do projeto, desejo muito sucesso nessa nova empreitada.
6 comentários:
Eliane da Fonte é professora do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Atualmente é coordenadora dos Cursos de Graduação em Ciências Sociais.
Parabéns a todos da equipe e em especial a Klaus e Eliane que seguraram e definiram a possibilidade dessa parceria. É uma oportunidade muito interessante para os alunos de Ciências Sociais da UFPE. Em breve, postaremos no Cazzo dia e hora para comemorarmos juntos o feito. Abraços, Jonatas
"...oportunidade muito interessante para os alunos de Ciências Sociais da UFPE."
Correção:...oportunidade muito interessante para os alunos de BACHARELADO EM Ciências Sociais da UFPE.
É verdade, anônimo, mas isso se deve ao fato de que a Universidade de Hamburgo ainda não estruturou seu curso de licenciatura, o que impossibilita a dupla titulação para esses cursos no momento. Por outro lado, o convênio entre os cursos de bacharelado torna sua ampliação para a licenciatura infinitamente mais fácil no futuro próximo. Neste sentido, também pode ser interpretada como uma oportunidade ímpar para a licenciatura.
Excelente oportunidade!
A Alemanha é um lugar lindo...Que sonho viajar para lá ):
Quando vai ser aberta a seleção? Será destinada a estudantes de todos os períodos?
Postar um comentário