sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Capes aprova novo projeto de intercâmbio entre a UFPE e a Universidade de Hamburgo para docentes e estudantes de Bacharelado em Ciências Sociais



Eliane Maria Monteiro da Fonte

É com muita satisfação que comento aqui a recente aprovação pela Capes de um novo projeto de intercâmbio para docentes e estudantes do Curso de Bacharelado em Ciências Sociais, entre a UFPE e o Instituto de Sociologia da Universidade de Hamburgo, na Alemanha, agora com dupla titulação. Cabe mencionar que este foi o primeiro e único projeto UNIBRAL II aprovado na seleção conjunta de projetos feita pela CAPES e DAAD em 2010. Assim, todos nós que fazemos os Cursos de Ciências Sociais estamos de parabéns. Para quem ainda não sabe do que se trata, ver abaixo a informação retirada do edital da dos Programas da CAPES:

“Os Programas UNIBRAL I e UNIBRAL II têm por objetivo apoiar projetos de parcerias institucionais universitárias exclusivamente em nível de graduação. Os Programas visam fomentar o intercâmbio de estudantes de graduação brasileiros e alemães e estimular a aproximação das estruturas curriculares nas áreas dos projetos, inclusive a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos. No UNIBRAL II, o intercâmbio dos estudantes deve garantir o duplo diploma de graduação, de maneira que, ao final do curso, o aluno seja titulado tanto pela instituição brasileira quanto pela alemã.”

6 comentários:

Le Cazzo disse...

Eliane da Fonte é professora do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Atualmente é coordenadora dos Cursos de Graduação em Ciências Sociais.

Le Cazzo disse...

Parabéns a todos da equipe e em especial a Klaus e Eliane que seguraram e definiram a possibilidade dessa parceria. É uma oportunidade muito interessante para os alunos de Ciências Sociais da UFPE. Em breve, postaremos no Cazzo dia e hora para comemorarmos juntos o feito. Abraços, Jonatas

Anônimo disse...

"...oportunidade muito interessante para os alunos de Ciências Sociais da UFPE."

Correção:...oportunidade muito interessante para os alunos de BACHARELADO EM Ciências Sociais da UFPE.

Cynthia disse...

É verdade, anônimo, mas isso se deve ao fato de que a Universidade de Hamburgo ainda não estruturou seu curso de licenciatura, o que impossibilita a dupla titulação para esses cursos no momento. Por outro lado, o convênio entre os cursos de bacharelado torna sua ampliação para a licenciatura infinitamente mais fácil no futuro próximo. Neste sentido, também pode ser interpretada como uma oportunidade ímpar para a licenciatura.

Fernanda disse...

Excelente oportunidade!
A Alemanha é um lugar lindo...Que sonho viajar para lá ):

Anônimo disse...

Quando vai ser aberta a seleção? Será destinada a estudantes de todos os períodos?