quarta-feira, 26 de junho de 2013

A coca-cola, um texto e as ruas: III ENESB, pesquisa experimental e manifestações



Tâmara de Oliveira – UFS (parte deste texto é resultado de minhas atividades como coordenadora do PIBID/UFS-Sociologia, Programa do MEC/CAPES)


O III ENESEB (Encontro Nacional Sobre o Ensino da Sociologia na Educação Básica), sob o tema Juventude e Ensino Médio, ocorreu em Fortaleza entre o fim de maio e o início de junho. Enquanto coordenadora da área de sociologia de um PIBD (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) participei do evento com seis de nossos estudantes vinculados ao programa. Uma de nossas atividades foi a elaboração/realização de uma oficina. O tema da oficina, Ensino médio da sociologia da juventude: elaboração de plano de aula, foi pensado a partir de um plano de atuação anual para nosso PIBID que ainda está em processo de construção; daí que o processo de elaboração da oficina tenha sido, desde o início, coletivo – embora colocado sob a responsabilidade de duas bolsistas e de uma estudante voluntária, autoras formais e executoras reais da oficina.

Esta revelou-se de fato a atividade que mais nos exigiu esforço e prazer nos deu. Por certo por ter sido um trabalho acadêmico entre o brinquedo e arado - lembrando aqui meu comentário ao excelente texto de Gabriel Peters (http://quecazzo.blogspot.com.br/2013/06/querida-minha-biblioteca-me-engoliu.html). Mas também por ter sido coletivo: três autoras e executoras, uma coordenadora e um supervior orientando, além dos demais bolsistas participando das discussões de elaboração/preparação da oficina.

Sua realização no Encontro, no dia 1º de junho, foi especial para nós. Antes de tudo pelo número de participantes (assustador: já tinhamos aberto o absurdo número de 30 vagas e apareceram uns 60!) As meninas ficaram fortemente impressionadas quando souberam do nº de inscritos, mas não perderam o controle da situação. E o resultado, penso, pensamos nós do PIBID/UFS-Sociologia, foi bom. Se uma oficina deve, por princípio, colocar todo mundo para trabalhar, para por a mão na massa do tema proposto, atingimos o objetivo galhardamente. Mas o tempo não era suficiente para a realização de um trabalho completo: programada entre 9:00 e 12:00, iniciada de fato quase 10:00 e concluída pouco antes das 13:00, com aquele povo todo participando, os planos de aulas realizados pelos grupos de alunos que não eram foram esboçados e rapidamente apresentados; mas não hove tempo para uma discussão avaliativa, por exemplo.

Além desse limite importante devido à própria organização do Encontro (penso que três horas para uma oficina sem limites de vagas é tempo irrisório), outros aspectos foram negativamente apontados pelos próprios inscritos. A crítica que mais apareceu foi ao próprio texto que nós escolhemos como base para a preparação dos planos de aula: de Jurandir Freire Costa (2004), condenado por alguns dos grupos como não sociológico e/ou demasiadamente complexo para o ensino médio. Enquanto orientadora, eu não tomei a palavra em nenhum momento: estava ali para observar minhas orientandas e só interviria se algum problema acontecesse. Ora, criticar a escolha de um recurso bibliográfico não é um problema, mas uma contribuição para nossa reflexão sobre nosso plano de atuação – já que a oficina realizada tem articulação dinâmica com ele. Deixei rolar e anotei as críticas para refletir depois – com tempo.

Nós escolhemos aquele texto por razões bem menos teóricas ou pedagógicas do que por razões práticas: nós já o tínhamos discutido em nosso Grupo de Estudo, ele não é grande (o tempo da oficina seria curto demais) e contém uma abordagem que, embora orientada pela psicanálise, trata-se de texto claramente interdisciplinar: quando constrói sua argumentação sobre a sociedade de mercado, Freire (2004) se sustenta em sociólogos – R. Sennet (1999), e Z. Bauman(1998).

Mas já reconhecia, e as críticas apresentadas no III ENESEB ajudaram-me a perceber melhor ainda, que o texto é problemático para uso em aulas de sociologia no ensino médio. As críticas aparecidas abriram minha reflexão para outros problemas do texto: tem uma posição interpretativa/avaliativa precisa sobre o tema – podendo resultar em planos de aula com conteúdo enviesado por uma corrente teórica e interpretativa; intitula-se Perspectivas da juventude na sociedade de mercado, mas o autor não apresenta tratamento analítico sobre os jovens e sim sobre as “atitudes e disposições psicológicas dos indivíduos” em geral que “contribuem para a reprodução da sociedade de mercado atual” (Costa, 2004, p. 76); finalmente, Freire afirma, no debate que se seguiu à sua conferência, que não acredita haver diferenças significativas entre classes sociais em suas disposições psicológicas quanto ao “consumo” (vai em aspas porque o autor faz uma análise crítica dos conceitos de consumo e de sociedade de consumo):
Não saberia responder com segurança à indagação de vocês sobre a apropriação diferenciada da ideologia do consumo, pelas diferentes classes sociais. Acho, no entanto, que a atitude consumista não depende do nível de renda. É uma atitude diante da vida, e, por conseguinte, diante dos objetos que se pode possuir. No Brasil, a maioria tem uma renda pessoal ou familiar desprezível, mas, mesmo assim, se comporta como se tivessse uma renda alta, quando se trata de usar objetos como coisas descartáveis.” (Costa, 2004, p. 84)
Ora, ao assumir não ter segurança sobre a questão levantada, penso que Freire está revelando uma diferença de fundo entre psicanálise e sociologia que justifica (relativamente) a crítica de “não sociológico” dos participantes da oficina: diferentemente da primeira, a sociologia se caracteriza por uma articulação orgânica com a pesquisa empírica dos contextos sociais, logo, por uma exploração/reconstrução/análise das instituições e atores sociais concretos, desiguais e diferentes, em sua relação prática e simbólica com as “ideologias” (termo, aliás, usado por Freire de maneira imprecisa). Sendo assim, sua interdisciplinaridade meramente teórica pode complicar, de fato, o uso de seu texto como recurso de aula de sociologia no ensino médio. Por isso, não só reconheço as críticas negativas à nossa escolha como também sou grata pelos partipantes da oficina que a puseram em questão. Mas a verdade é que nós nunca pensamos em utilizá-lo em sala de aula; apenas tê-lo como um de nossos recursos reflexivos para a construção de nosso próprio material sobre sociologia da juventude – a oficina era uma situação artificial, objetivando realizar um exercício de construção de planos de aula a partir de textos cuja complexidade argumentativa e/ou conceitual é um desafio constante no ensino médio da sociologia.

E o que isso tem a ver com coca-cola e uma pesquisa em psicologia experimental dedicada a medir e comparar a atividade de regiões diferentes do cérebro, quando do consumo de refrigerantes? Calma, leitor@ do Cazzo, estou lá chegando – embora com o medo comum em cientistas sociais quando se deparam com experimentos de psicologia cognitiva e outras armadas neurocientíficas: o medo da crônica “naturalização” da vida social. Mas, como sou daquel@s que não acredita que “desnaturalizar” seja o mesmo que abstrair o fato de que somos também naturais, vou enfrentar meu medo.

Disse anteriormente que Jurandir Freire (2004) tece uma argumentação crítica em torno do conceito de consumo e de sociedade de consumo. Distinguindo consumir (ingerir substâncias metabólicas) de comprar (ato econômico com implicações sociais), o autor vai optar pelo conceito de sociedade de mercado em detrimento do de sociedade de consumo, buscando articular a centralidade do desejo de comprar dos indivíduos a uma nova moral do trabalho e uma nova moral do prazer. Ao distinguir consumir (biológico) de comprar (social), vê-se que Freire está resgatando a mediação social intrínseca do desejo. Assim fazendo, nosso autor pôde abordar o “consumismo” contemporâneo em articulação com um referencial claramente sociológico – notadamente com os termos senneteano de “vencedor” e “desenraizado” e, o baumaniano de “turista”, ambos indissociáveis dos princípios centrais da nova moral do mundo do trabalho: competição, criatividade, superficialidade nas relações e indiferença a projetos de vida a longo prazo:
Esse é um dos principais motivos pelos quais o desejo de possuir objetos industriais se acentuou. Os objetos passaram a ser aquilo que o turista pode ter, ao mesmo tempo, de mais estável e mais mutável. De mais estável, porque são as únicas coisas que o sujeito transporta consigo onde estiver e para onde for; de mais mutável por serem facilmente trocáveis se a nova condição de trabalho assim exigir” (Freire, 2004, p.p. 79/80)
Buscando assim se contrapor à suposta onipotência da publicidade como explicação da motivação dos indivíduos para comprar e se relacionar com os objetos como se eles fossem ingeríveis/digeríveis incessantemente, Freire parte para o que chama de nova moral do prazer, ou seja, ao quadro sociocultural que delimita as possibilidades e impossibilidades dos canais de satisfação dos indivíduos:
(...)Agora, como anteriormente, continuamos a buscar realizações sentimentais e satisfações sensoriais. O que mudou foi o valor que passamos a atribuir às sensações físicas prazerosas na constituição das subjetividades. Esse valor foi enormemente inflacionado e veio a se tornar um ponto de apoio privilegiado na consituição das identidades pessoais.
Depois de se precaver contra uma interpretação moralista de sua crítica à moral do prazer físico, coisa que, ao meu ver, ele fez com competência, Freire argumenta que a moral do trabalho articular-se-ia ao desejo por objetos descartáveis, também porque estes “vieram a se tornar instrumentos cômodos de exibição do sucesso profissional e social” (Freire, 2004, p. 83). Quanto à moral do prazer físico, estaria articulada ao mesmo desejo devido à limiaridade da exicitabilidade biológica: o sujeito busca então ultrapassar a “efemeridade do prazer físico” e “passa a depender, cada vez mais, da diversidade e da constância [e da substituição incessante] dos objetos para ter prazer.” (Freire, 2004, p.83)

Recapitulando o raciocínio que me interessa aqui: na construção de uma abordagem que coloque como intrínseco o laço entre a construção das identidades pessoais e os contextos socioculturais, Freire (2004) busca não apenas contrapor-se à tese da onipotência da publicidade (em que os indivíduos aparecem absolutamente passivos na construção de suas próprias identidades), como faz apelo à dimensão biológica do prazer. Mas tive a impressão, depois que li um artigo de vulgarização científica sobre um experimento efetuado por dois psicólogos alemães (http://passeurdesciences.blog.lemonde.fr/pierre-barthelemy/), que a oposição de Freire àquela tese pode desembocar em interpretações que levam ao extremo oposto, ou seja, à desconsideração das consequências que a experiência social cotidiana e incessante da publicidade traz na construção dos desejos e prazeres na sociedade de mercado.

Explico minha impressão descrevendo suscintamente o experimento: as cobaias humanas foram levadas a degustar uma mistura rigorosamente equitável entre coca-cola, pepsi-cola e river-cola (coca genérica alemã) em quatro copos diferentes, crentes que estavam bebendo, em cada copo, apenas uma das marcas da mistura (o quarto copo, supostamente, era de uma marca que ainda não tinha entrado no mercado). Não só as cobais deram melhores notas aos copos supostamente da coca-cola e da pepsi-cola, como seus cérebros funcionaram diferentemente segundo experimentavam um copo de uma marca famosa ou um copo de marca desvalorizada ou desconhecida. Em suma, quando pensavam que tomavam marcas “Paraguai”, era uma região do cérebro referente à avaliação/jugamento que trabalhava bastante; mas quando tomavam coca-cola e pepsi (as “celebridades”), era uma região do cérebro associada à recompensa e ao prazer que se acendia, toda animadinha.

O experimento foi reduzidíssimo em termos quantitativos (apenas 15 participantes), logo, não pode ser tomado como representativo para qualquer reafirmação de uma onipotência cognitiva da publicidade sobre a orientação dos prazeres e recompensas sensoriais dos indivíduos – se for esta a conclusão dos dois pesquisadores envolvidos, ela não tem meios para se sustentar. Todavia, penso que é um experimento que deixa claro que uma experiência sensorial é também uma experiência reflexiva e que nossa atividade reflexiva/avaliativa decresce quando acreditamos (mesmo que não seja verdade) que já conhecemos o que estamos consumindo.

E penso também que os psicólogos alemães, com seu experimento minúsculo e talvez excessivamente pretensioso, fortaleceram, por contraste, minha impressão segundo a qual Freire (2004), ao querer se contrapor a uma ilusória onipotência da publicidade sobre nossas cabeças e desejos, termina por obscurecer o fato de que a publicidade é também componente do contexto sociocultural e institucional que, para ele (e para mim também), são componentes intrínsecos da construção das identidades, percepções, gostos e orientações de vida. E que, como tal, a publicidade não pode ser entendida apenas como um artefato com afinidades eletivas com a nova moral do trabalho, a nova moral do prazer e as identidades pessoais a elas articuladas.

Relativizando: embora a leitura da descrição da experiência permita perceber a relação entre sensação/reflexão, emissão/percepção, experiência social/cognição como um movimento incessante, como uma dinâmica em aberto, é possível também fazer uma interpretação do experimento em que as atividades de nosso cérebro apareçam absolutamente determinadas pela publicidade. Neste sentido, se é verdade que o experimento em questão e o grande interesse das grandes marcas pelas ciências do cérebro, resultando num negócio crescente chamado neuromarketing, indica que devemos dar mais atenção ao caráter construtivo da publicidade do que o texto de Freire (2004) permite supor, é verdade também que temos que nos precaver contra uma apropriação ingênua de qualquer experimento cognitivo.

E os jovens e não jovens na rua, nisso tudo? Ora, seriam uma expressão de massa desse movimento incessante e em aberto entre sensação/reflexão, prazer físico/realização sentimental, experiência social/cognição, indivíduo/meio (sociocultural, natural, etc.). Parafraseando Sartre, é o humano e suas circunstâncias... Falando sério: protestos sociais que crescem repentinamente em número e heterogeneidade, movidos pelo frisson e pela potencialidade de mobilização veloz e generalizada das redes sociais como esses, têm sido frequentes pelo mundo afora de uns anos pra cá – cada um com suas particularidades mediatas e imediatas.

E produzem prazer sensorial (quem já esteve em manifestação de protesto nem precisa ler psicologia das massas para saber que ela é fisicamente contagiante, efervescente, recompensante, prazeirosa). Mas também são fontes potenciais de realização de sentimentos que, segundo Freire, teriam sido mais socialmente valorizados outrora: a satisfação pela participação cidadã, por estar na rua experimentando o sentimento de pertencimento a uma pátria (vejam que a bandeira e o hino nacionais não têm sido vandalizados, pelo contrário, são afichados como expressões da legitimidade da mobilização), e, de interesse ativo por seus problemas. Em suma, manifestações de protesto são um canal de realização de sentimentos referentes ao bem comum (que, segundo Freire, seria o grande perdedor da nova moral do prazer e da nova moral do trabalho).

Por outro lado, protestos coletivos são também espaços de competição: há sempre adversários e há sempre desigualdade nas condições de luta – o Estado tem o monopólio legítimo do uso da força e o(s) adversário(s) podem ter afinidades eletivas ou estratégicas com o(s) diversos governo(s). Sem falar que a unidade de motivações, interesses, representações, reivindicações e grau de organização de um protesto dificilmente é real – muito menos quando a horizontalidade é o princípio majoritário de organização e funcionamento da mobilização. Exemplos: li num blog que numa das manifestações de segunda (17.06), havia um grupo no meio da manifestação cuja reivindicação é exatamente o contrário da do Movimento do Passe Livre: eles estariam pregando a privatização total do transporte público; ontem, em Aracaju, um aluno nosso conversou na manifestação com um grupo de monarquistas. Para não falar das tensões (sobre ou subestimadas) entre as “esquerdas” e as “direitas” no meio mesmo das manifestações do dia 20 de junho - de que se falou tanto no último final de semana.

Enfim, vejo, no mínimo, muita possibilidade de aprendizado reflexivo nessas manfestações. Vejo também possibilidades para o fortalecimento de certos coletivos cujos movimentos já estão consolidados (como o do Passe Livre e congêneres Brasil afora). Mas há também a possibilidade de que elas morram estranhamente como nasceram, sem desembocar em fortalecimento de outros movimentos e organizações que têm aderido às massas das ruas. Lembrando o que dissemos Robert Brym e eu mesma aqui no Cazzo (a propósito da chamada “primavera árabe”): as redes sociais mobilizam velozmente, mas são os laços e organizações anteriores e já consolidados que conseguem sustentar um movimento social e configurar seus destinos possíveis. Tudo está em aberto, posto que somos biológicos, subjetivos e socioculturais.

OBS.: rascunhei sobre os jovens na rua sob a pressão dos acontecimentos que não cessam de mudar. Peço desculpas pelas falhas da pressa, mas achei que seria pertinente tocar no assunto por aqui (quem sabe isso estimule a participação de quem está mais inteirado sobre as manifestações...). Fui na manifestação de Aracaju do dia 20 de junho e minha sensação foi de estranhamento: não sei se porque ela se dividiu em duas e eu fui parar involuntariamente naquela que reivindicava uma horizontalidade radical, mas não senti que estivesse numa manifestação de protesto (com efeito de efervescência coletiva que elas sempre me provocavam no passado), mas passeando serenamente na Av. Beira Mar ao lado de todos os membros das velhas classes médias aracajuanas (nunca vi tanta gente ao mesmo tempo nesta cidade – e olhe que sou do tempo das Diretas Já!). E agorinha, 25 de junho, depois dos 5 pactos de Dilma, estamos num novo momento. Quem viver verá!


REFERÊNCIAS

BARTHÉLÉMY, P. Comment les grandes marques influent sur nos cerveaux. Online.In :http://passeurdesciences.blog.lemonde.fr/pierre-barthelemy/ Acessado em 20.06.2013.
BAUMAN, Z. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: RECORD, 1998.
BRYM, R. J. Twitter Revolutions? On line. In: http://quecazzo.blogspot.com.br/search?updated-max=2011-03-05T12:56:00-03:00&max-results=10 . Acessado em 20.06.2013.
FREIRE, J. C. “Perspectivas da juventude na sociedade de mercado”. In: NOVAES, R. / VANNUCHI, P. (orgs.). Juventude e Sociedade. Trabalho, Educação, Cultura e Participação. São Paulo: Instituto Cidadania/Editora Fundação Perseu Abramo, 2004.
OLIVEIRA , T. Ressonâncias involuntárias do jasmim: movimentos no oriente médio como quadro de interpretação do ocidente e de um punhado de chineses. On line. In: http://quecazzo.blogspot.com.br/2011_03_01_archive.html . Acessado em 20.06.2013.
SENNET, R. A corrosão do caráter. Rio de Janeiro/São Paulo: RECORD, 2009.

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